25.12.12

Passaporte...


Para quem, assim como eu, não tinha passaporte, ou precisará obter um novo devido a validade, abaixo o passo a passo para tirá-lo (retirado do site da Polícia Federal):
Documentação necessária:
  • Documento de Identidade, podendo ser aceito RG, CNH, CTPS, Passaporte;
  • Titulo de eleitor, com comprovante de votação da ultima eleição (dos dois turnos, se houve);
  • Para homens, comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório;
  • Comprovante de pagamento da GRU (falarei abaixo);
  • Passaporte anterior;
  • CPF
Apos a conferencia dos documentos necessários, solicite a emissão do passaporte através do próprio site da Policia Federal (clicando aqui) através do preenchimento dos dados solicitados. Apos a inclusão dos seus dados sera emitida a GRU (Guia de Recolhimento da União), devendo a mesma ser paga ate o vencimento. 
Depois que efetuar o pagamento, entre novamente no site da PF para agendar o atendimento (aqui) em um dos postos, sugiro entrar sempre no site por volta das 23h pois foi assim que consegui agendar no posto do shopping Ibirapuera (no meu caso, o de mais fácil acesso).
Pelo site da PF você também pode acompanhar o andamento da sua solicitação  Lembrando que quando o passaporte estiver pronto somente você poderá retirá-lo no posto em foi feito o atendimento.
Detalhe importantíssimo: leiam com muita atenção o passo a passo no site da PF, coloquei super resumido aqui. 
Quando fui para o meu primeiro atendimento cheguei ao local super em cima da hora devido ao transito (não consegui agendar de primeira no Shopping Ibirapuera, so tinha no Shopping Light no centro de SP), entreguei os documentos (CNH, titulo de eleitor e os comprovantes, comprovante de pagamento da GRU e número da solicitação de atendimento) para a moça que faz o “primeiro atendimento” (leia-se organiza e chama as pessoas pelos horários marcados verificando a documentação)  e para a minha surpresa e irritação: faltou o RG (stupid). Sim, é necessário levar o RG para comprovar o local de nascimento. Ou seja: fui ao local a toa… Por isso mais uma vez eu digo: leiam o site da PF com atenção.
Encontrei minha mãe e ela me deixou no escritório novamente e voltou para casa. Eu bem brava comigo mesma por não ter lido o site comecei a entrar no site de 5 em 5 minutos (sem exagero) para agendar novamente o atendimento, porém não havia data (somente para locais MUITO longes). Foi então que tive a ideia de entrar no site mais ou menos 23h30 / 00h. Háááá… Entrei às 23h20 (acho) e tinha datas e horários disponíveis para todos os postos de atendimento. Aproveitei e agendei para o Shopping Ibirapuera, e dessa vez não esqueci o RG e fiz tudo certinho… 
Resultado: passaporte em mãos em menos de 10 dias!!!! =D
êêêêêê \o/
P.S: odiei a minha foto… but it’s ok.

xx

0 comentários:

Postar um comentário

 
;