21.3.13

Mudança de foco: sobre o inglês...

E ai minha gente, tudo bem? Espero que sim... Comigo está tudo na mesma...

Resolvi mudar um pouco o foco dos posts, de falar sobre como está o meu processo, para assuntos de utilidade pública. E resolvi começar com um que atormenta muitas (os) futuras (os) Au Pairs: o inglês.

Vejo muitas pessoas com medo das entrevistas (desde as primeiras na agência), dos e-mails trocados com as famílias e de como se virar ao chegar nos States...

Sou da seguinte opinião: treine MUITO, mesmo que considere o seu inglês bom você ainda tem MUITO o que aprender... Se não sabemos tudo da nossa própria língua, imagina de outras?!
Mas apesar de ter essa opinião me deparo com um fato: não sou fã de estudar (assumo) e acho que essas escolas de inglês que temos por aqui só querem tirar dinheiro da gente (MINHA humilde opinião) e nos ensinam o básico... Eu aprendi uma parte do que sei no meu colégio, fiz 2 anos em uma escola (não citarei nome) e larguei porque percebi que aprendia muito mais sozinha e "estudando" da minha maneira: escutando músicas que gosto, pegando as letras e traduzindo com o lindo e ótimo dicionário inglês-português / português-inglês, lendo matérias em inglês pela internet, assistindo filmes e seriados (e com o tempo passei a assistir os mesmo com legendas em inglês e hoje em dia assisto alguns sem legenda)...

Por isso pessoal eu super indico esse método: estudar a partir de coisas que você gosta. Vale ficar repetindo a mesma música várias vezes para conseguir pegar a pronuncia das palavras, tentar escrever a letra da música enquanto escuta, traduzir depois com a ajuda do dicionário, fazer uma listinha de palavras chaves, assistir filmes e seriados com legenda em inglês (e aqui mais uma vez vale ficar repetindo para escutar a pronuncia e ao mesmo tempo melhorar o listening e o entendimento do que está sendo dito (afinal, nem tudo deve ser traduzido ao pé da letra pois fica sem sentido no português)... Mas e o speaking?? "Canta, canta minha gente...". Isso mesmo, cantar... Ótimo treino para o speaking...

A propósito gosto bastante de utilizar o Google Tradutor porém, contudo, toda via devemos tomar muito cuidado com essa mão na roda: as traduções são feitas ao pé da letra... Portando meus amores a minha dica (mais uma) é utilizá-lo com muita cautela e apenas para aquelas palavras que realmente está em dúvida, quando for MUITO necessário... A melhor ferramenta que, com certeza absoluta, temos é o queridíssimo e antigo DICIONÁRIO...

Abaixo uma listinha de sites que acho muito dignos (grátis), os quais eu acesso sempre que possível para continuar aprendendo:

  • English Experts : ótimas dicas, exercícios, dicionários.
  • Lyrics Training : treinar o inglês através das músicas que você gosta (listening e writing).
  • Livemocha : aprender inglês (e outras linguas) através de lições audiovisuais, dicas e comentários enviados por outros usuários.
Ahhhhh... E para finalizar uma outra humilde opinião minha: quando estiver nos States não adianta andar SOMENTE com brasileiros e conversar SOMENTE em português, porque assim você NÃO aprenderá/melhorará o seu lindo inglês... Portanto uma dica (que já li em vários blogs de ex e atuais Au Pairs): tenha sempre no seu grupo de amigos e pessoas que você costuma sair pessoas de outras nacionalidades, para que assim você seja "obrigada" a falar em inglês para ser entendida!!!

Bom pessoas... Acho que é isso por hoje... O post ficou bem grandinho né!? Sorry... 

xx

0 comentários:

Postar um comentário

 
;